Praticidade em grande estilo...
AGENDE SUA VISITA
A GPS recebe seus clientes com satisfação.
Entre em contato conosco através de email e/ou telefone. Se preferir, faça nos uma visita.
A GPS foi fundada em 1973, durante o período do primeiro choque do petróleo, com 6 fuscas usados e comprados a crédito. A estratégia desde então adotada foi de qualidade total, bons serviços e diferenciação.
Durante o segundo choque do petróleo, a empresa decidiu expandir adotando uma agressiva estratégia de aquisições de concorrentes. As aquisições ocorreram em 11 capitais, principalmente no Nordeste.
Quando veio a crise da dívida externa em 1983, como o capital era escasso e o custo elevado, a GPS adotou a estratégia de franchising, interiorizando a atividade de aluguel de carros e fortalecendo a marca. A empresa ampliou substancialmente a sua presença no mercado brasileiro e alavancou vendas muito acima do esperado.
A depreciação é o maior componente dos custos de uma empresa de aluguel de carros. Em 1990, com o desdobramento da crise gerada pelo Plano Collor o mercado de carros usados despencou. Até então a GPS vendia seus carros em leilões e através de trocas em concessionárias. Isso era uma fragilidade que impactava os resultados e a competitividade da empresa.
Então, a GPS decidiu adotar a estratégia de vender seus carros “seminovos” diretamente aos consumidores finais, a partir de 1991.
Em 1992, enquanto o PIB era negativo (-0,54) adotou a estratégia de internacionalizar suas operações. Era uma forma de contornar as dificuldades do mercado interno e experimentar uma expansão internacional e validar seu know-how.
O negócio de aluguel de carros e administração de frotas é de capital intensivo e demanda muitos recursos para o seu crescimento.
Em 1997, adotou a estratégia de capitalizar a empresa e fez uma operação de private equity com o DLJ Merchant Banking (Donaldson, Lufkin and Jenrette), na qual um fundo administrado pelo banco americano (hoje Credit Suisse First Boston) adquiriu 33,3% das ações da GPS por US$ 50 milhões.
Ainda em 1997, adotou nova estratégia para capitalização da empresa e substituição de dívida lançando US$ 100 milhões em Senior Notes no mercado americano. Esta captação fortaleceu a empresa tornando-a mais competitiva. Capitalizada, a empresa focou suas energias em aumentar o volume de negócios e melhorar os índices de produtividade.
Em 1998 a GPS transformou a sua divisão de aluguel de frota em uma empresa, então denominada TOTAL FLEET, pioneira neste segmento no Brasil. A TOTAL FLEET aluga uma frota de mais de 20 mil carros atendendo grandes empresas. Possui sofisticados sistemas de gerenciamento e controle de frota.
Em 2005, a empresa inicia a oferta pública de ações no Novo Mercado da Bovespa.
O management é considerado pelo mercado de altíssimo nível. A empresa retém seus talentos através de agressivas políticas de recursos humanos. Foi uma das primeiras empresas brasileiras a distribuir lucros para seus funcionários. Também desde 1990, adota sistemas de remuneração que são constituídos de uma parte fixa e outra variável de acordo com o desempenho da área, da empresa ou do funcionário.
A empresa investiu em um sofisticado sistema de informações que se tornou uma fantástica ferramenta de gerenciamento do negócio e um grande diferencial competitivo. Hardwares de última geração e softwares desenvolvidos taylor-made criaram diferenciais exclusivos para a empresa. Muito da produtividade e da competitividade da empresa se deve à sofisticada qualidade e quantidade das informações.
Uma característica muito própria da GPS é também a obsessão por liderança. É a maior rede de agências de aluguel de carros desde 1981 e a cada ano amplia sua participação de mercado.
Muito do sucesso da GPS pode ser creditado à clara visão de cliente. A frota, nova e diversificada, tem idade média de 6 meses, Serviço de Assistência ao Cliente e Central de Reservas 24 horas, 365 dias por ano, atendentes alegres e simpáticas, constantes pesquisas de satisfação, programas de qualidade, agilidade nas operações de aluguel de devolução de carros totalmente informatizadas, e, principalmente, competitividade em preços demonstram que a GPS é uma empresa voltada para o cliente.
A GPS tem por estratégia uma comunicação de resultados. Toda comunicação busca explicitar os diferenciais da empresa e as vantagens competitivas, principalmente aquelas mais percebidas e valorizadas pelo cliente.
A empresa tem o foco claro nos negócios e está sempre redesenhando a organização. É incansável na busca da excelência, pois sabe que o sucesso passado não garante sucesso futuro e, para ser cada vez melhor, acredita que somente através de melhorias constantes e excelente prestação de serviços é que manterá e ampliará sua participação de mercado.
A GPS é uma empresa de classe mundial e tem percebido nas crises, oportunidades para se tirar proveito. Olha o futuro com otimismo mas, mineiramente, com os pés no chão.